11-05-2017

Foi realizado na tarde desta quarta-feira (10), no Plenário da Câmara Municipal, Fórum Comunitário para debater o tema Segurança Pública em Araxá. O evento contou com a participação do Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, Deputado Estadual, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio, Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (ACIA), Conselho de Segurança Pública (CONSEP), Vereadores, imprensa e comunidade. O encontro foi conduzido pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB).

A Vereadora solicitante do Fórum, Fernanda Castelha (PSL), abriu o evento demonstrando sua preocupação com o tema destacando: “O objetivo do encontro é buscar sugestões e dar a oportunidade de discutir o assunto para juntos buscar soluções efetivas”. A Parlamentar também agradeceu o apoio dos Vereadores signatários do evento: Raphael Rios (SD), Robson Magela (PRB) e José Valdez da Silva (Ceará- PMB).

O Juiz Criminal Dr. Renato Zouain Zupo sugeriu a implantação da guarda municipal, investimento em segurança privada e a valorização do trabalho dos policiais. Melhorias na educação e a inserção dos jovens e adolescentes no mercado de trabalho foram ações sugeridas pela Promotora de Justiça, Drª. Mara Lúcia Silva Dourado. O Delegado de Polícia Civil e especialista em segurança pública, Dr. Renato Alcino, concorda que a violência deve ser combatida com educação. Ele citou o exemplo de Belo Horizonte que instalou escolas de tempo integral com o objetivo de combater a criminalidade.

O Tenente Coronel Fernando Reis apontou melhorias ocorridas na Polícia Militar de Araxá como: aumento do número de viaturas, novos policiais para o efetivo, aumento dos serviços oferecidos, ampliação da Rede de Proteção e suporte da PM ao videomonitoramento. Representando o executivo, o Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dr. Hélvio Bertoni, anunciou a instalação de 22 novas câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos e destacou que está aquisição trará ganhos para a segurança pública municipal.

O Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Vitor Hugo, apontou que a Polícia Civil está com déficit de investigadores, delegados e viaturas e que, apesar das dificuldades, o órgão está priorizando a apuração de crimes contra o patrimônio sendo detectado que a maioria desses crimes é cometido por pessoas que vieram de outras cidades.

O Deputado Estadual Bosco também esteve presente. Ele destacou as conquistas obtidas junto ao Governo do Estado como viaturas e 70 novos policiais para o 37º Batalhão de Polícia Militar. Bosco destacou que está trabalhando para conseguir um aumento de efetivo também para a Polícia Civil e melhorias para o Corpo de Bombeiros de Araxá.

Comerciantes e empresários também tiveram a oportunidade de opinar. Itamar Machado, presidente da Câmara do Dirigentes Lojistas (CDL), falou sobre o momento de dificuldade pelo qual os comerciantes estão passando e lembrou que quando lojas fecham as portas a criminalidade tende a aumentar. O Presidente da ACIA, Emílio Neumann, colocou a instituição à disposição para colaborar em relação ao assunto.

A população também participou do evento sugerindo a ocupação dos espaços públicos com ações positivas, desenvolvimento de projetos sociais com o objetivo de combater a violência, implantação da guarda municipal, instalação de portais nas entradas da cidade e parcerias entre a Prefeitura e os comerciantes.

Ao final do encontro o Presidente do Legislativo, Fabiano Santos Cunha, agradeceu a presença de todos os convidados e declarou que a Câmara irá trabalhar para buscar soluções para a segurança em Araxá.

Ascom Câmara Municipal De Araxá