17-05-2019
A Câmara Municipal de Araxá realizou, nesta quinta-feira (16/05), Fórum Comunitário para discussão dos problemas estruturais nos Bairros Jardim Europa I, II, III, IV e V. O encontro foi dirigido pelo Vice-Presidente da Casa da Cidadania, Vereador Fárley Cabeleireiro (DEM). O solicitante do Fórum, Vereador Hudson Fiuza (PSL), relatou o recebimento de reclamações diárias sobre a questão.
O Presidente da Associação de Bairros, Vicente de Paula, apresentou os problemas enfrentados pelos moradores da região. Entre as questões de maior importância estão os terrenos para especulação imobiliária abandonados (proliferação de animais peçonhentos), transtornos em períodos chuvosos (barro e alagamentos), calçamentos danificados e a falta de estrutura para pedestres na Rua Honório de Paiva Abreu.
O Presidente do IPDSA (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá), Ricardo Manuel, reconheceu a existência de problemas e denúncias da Associação de Bairros. Ele apresentou um resumo das situações dos loteamentos Jardim Europa (I ao V). Relatórios detalhados sobre a situação estão sendo feitos para envio ao Ministério Público e Promotoria de Meio Ambiente, para judicialização do processo. O Presidente afirmou que o IPDSA tem fiscalizado e notificado os proprietários de lotes.
O Secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Rios, falou sobre o serviço de ronda preventiva e para execução de questões já notificadas. Ele também falou sobre o serviço que recebe ligações gratuitas da população para o relato de problemas estruturais. Com relação à limpeza, principalmente capina, Marco Antônio ponderou sobre a alta precipitação e tempo quente desenvolveram a vegetação muito rapidamente. Ele tem a expectativa de que um processo licitatório recente melhore a questão para os bairros.
Ao fim da sessão, moradores do Jardim Europa tiveram a oportunidade de registrar as suas demandas e sanar dúvidas com as autoridades presentes. O Vereador Hudson afirmou que irá levar algumas ideias apresentadas para as Reuniões Ordinárias da Casa. Entre elas, uma mudança no Plano Diretor do município que permita um novo tipo de pavimento, e a discussão de um Projeto para que os lotes vagos da região sejam gramados.
Ascom Câmara Municipal de Araxá