10-03-2017

Uma noite quando as emoções ficaram expostas e o reconhecimento e agradecimento ganharam lugar de destaque na vida de 16 mulheres. A Câmara Municipal de Araxá, em Reunião Solene realizada no Teatro Municipal, entregou a Medalha Leonilda Montandon às personalidades femininas da cidade, indicadas pelos vereadores por seu trabalho em prol de causas sociais, educacionais, religiosas, empresariais e claro, sua dedicação aos princípios éticos da sociedade.

 

“Esse é um momento em que nós, vereadores, nos sentimos muito felizes em poder homenagear essas mulheres que são exemplos de determinação, batalhadoras, mães, irmãs, filhas. São mulheres que se destacam pela forma de encarar a vida e pela maestria que cuidam de suas famílias e seus projetos. Essa é uma noite muito especial para a Câmara Municipal de Araxá”, destacou o presidente Fabiano Santos Cunha.

 

A Reunião Solene contou com as presenças dos vereadores, a Vice-prefeita Lídia Jordão, representando o Prefeito Aracely de Paula, o Deputado Estadual Bosco, o Comandante do 37º Batalhão da PM, Tenente Coronel Fernando Marcos dos Reis familiares e amigos das homenageadas, dentre outros secretários municipais, autoridades militares, comunidade e imprensa. Os convidados foram recepcionados ao Teatro com apresentações de professores da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, que ainda executaram o Hino Nacional Brasileiro na abertura da reunião e presentearam as agraciadas com duas canções especiais.

 

A Medalha Leonilda Montandon foi criada através da Resolução nº 265, de 03 de novembro de 1998. A iniciativa foi da então vereadora Rosa Vilaça, visando prestigiar o serviço de grande relevância prestado pelas agraciadas, e indiretamente, estendendo a homenagem a todas as cidadãs, sempre na semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, a ex-vereadora, que idealizou a Medalha, esteve em 2017, entre as agraciadas com a honraria.

 

Em seu emocionado discurso, Rosa Vilaça enalteceu o poder feminino e as conquistas realizadas, reforçando a importância da mulher como um dos pilares da sociedade. “De uma forma diferente, não quero aqui, hoje, elencar números estatísticos, que nós dão conta do quanto a mulher ainda é alvo de discriminação numa sociedade ainda muito machista. Quero exaltar os ganhos! O progresso! As expectativas! Não procuremos as mulheres no preconceito que ela sofre, no assédio de que é ela vítima, na violência que é submetida a toda sorte. Vamos procurá-la na sua beleza de ser humano”, disse.

 

Além de Rosa, indicada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, outras 15 mulheres, apontadas por cada um dos parlamentares ocuparam o lugar de honra e agora, carregam no peito a Medalha Leonilda Montandon: Alessandra Angélica Menezes, Angelina Aparecida Borges Duarte, Darc Aparecida Ferreira, Diane Dutra Cardoso Borges, Elba Regina Pontes Machado, Elenice das Graças Alves Pereira, Gessy Glória Lemos, Gildete Maria de Ávila, Maria Abadia Chadú, Maria Auxiliadora Cardoso, Maria Cecília Spinola Montandon, Maria Cristina Silva Vasconcelos, Mariana Abadia de Jesus, Maura Vaz de Ávila e Victória Martins Vieira Moura.

 

A Vereadora Fernanda Castelha discursou em nome dos parlamentares araxaenses e lembrou que não há limites para o suporto sexo frágil. “Nossas vitórias comprovam a capacidade da mulher em executar tarefas, que antes, era privilégio dos homens, mas agora ganham o brilho e a delicadeza da mulher. Nossa fragilidade ficou no passado, hoje a mulher é e deve ser respeitada por suas capacidades e seus direitos. Parabéns a você mulher que tem força, que tem sensibilidade, que é guerreira e que é mulher de verdade”, encerrou. Ao final da Reunião, as homenageadas, após posar para a foto oficial, ainda receberam uma rosa de cada um do vereador que as indicou.

 

Ascom Câmara Municipal de Araxá